A Casa Nair Mendes, a Casa de Cacos e o Espaço Popular, entre outros monumentos históricos, irão ilustrar o primeiro Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo de Contagem. Cerca de 50 projetos arquitetônicos do município serão destaque na publicação que será lançada em dezembro.
A iniciativa é do publicitário Raimundo Pradino, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG), a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), e conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, que planeja eternizar na publicação o patrimônio arquitetônico da cidade.
O anuário terá 300 páginas e design moderno para servir como um manual de consulta permanente sobre o patrimônio arquitetônico de Contagem. Além dos monumentos históricos e edificações já conhecidas pela população, poderão participar do anuário arquitetos e designers que tenham projetos executados na cidade e tenham interesse em divulgá-los.
De acordo com Raimundo Pradino, a ideia surgiu de uma demanda percebida da necessidade de divulgar e valorizar os grandes projetos desenvolvidos no município. Ele cita como exemplo, os projetos do renomado arquiteto e urbanista Gustavo Penna, que assina o projeto do Espaço Popular da Sede e o da praça da Jabuticaba, que inclusive irá ilustrar a capa da publicação. “Nós temos projetos belíssimos executados em Contagem e o anuário nasce para mostrar esse potencial do município nas áreas da arquitetura, do urbanismo e do design, assim como para destacar os bons profissionais por trás deles”, ressaltou.
Os profissionais interessados em participar do anuário podem se informar pelo telefone (31) 999228-5010 e e-mail anuario@vivagrandebh.com.br. O prazo de inscrição vai até o dia 28 de outubro de 2023.